Com aumento no uso de ‘telas’, crianças podem desenvolver mais problemas de vista durante a pandemia

Com aumento no uso de ‘telas’, crianças podem desenvolver mais problemas de vista durante a pandemia

Com aumento no uso de ‘telas’, crianças podem desenvolver mais problemas de vista durante a pandemia 890 593 Num Piscar de Olhos

As aulas online durante a pandemia agravaram alguns problemas de vistas que já são comuns na população. Mas, isso é ainda mais preocupante quando são desenvolvidos já na infância. O uso contínuo das telas de celulares, computadores e tablets podem trazer danos irreversíveis aos olhos. Segundo o IBGE, mais de 35 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de alteração de visão. Números apontam que 50% da população mundial terá de usar óculos até 2050, e possivelmente por excesso de tecnologia e estilo de vida.

De acordo com o diretor clínico do Hospital de Olhos do Paraná, Carlos Augusto Moreira Junior, alguns sinais podem ser notados.

Não existem estudos que comprovem qual o tempo exato que uma criança pode fazer uso dos aparelhos sem que tenha a vista afetada. Porém, é possível notar que crianças que ficam mais tempo em frente às telas desenvolvem mais problemas oculares que aquelas que usam menos.

Carlos Augusto reforça que o equilíbrio entre brincadeiras ao ar livre e tecnologia são essenciais.

A organização “Num Piscar de Olhos”, em parceria com o Hospital de Olhos do Paraná, tem por objetivo identificar problemas de visão em crianças. Em formato de blitz, o projeto proporcionará comodidade, assertividade e tecnologia aos pais e à escola.

O projeto ainda garante acompanhamento da saúde ocular das crianças anualmente.Dois equipamentos serão utilizados: o Spot Vision Screener, importado dos Estados Unidos, e o Adam Robo Júnior, de origem curitibanaAmbos proporcionam mais conforto às crianças, que não precisam mais sentir medo ao fazerem exames em aparelhos que ficam muito próximos do rosto. De longe, cerca de 1 ou 2 metros de distância, eles conseguem identificar problemas oculares com precisão.

Leave a Reply

    Join our Newsletter

    We'll send you newsletters with news, tips & tricks. No spams here.

      Contact Us

      We'll send you newsletters with news, tips & tricks. No spams here.